terça-feira, 5 de junho de 2012



O CUPIDO


Texto: Humberto Leal


Segundo a mitologia o Cupido encarnava a paixão e o amor em todas as suas manifestações.

O Cupido, conhecido como amor, em Roma, era o equivalente ao deus grego Eros, filho da deusa do amor, Vênus e do deus da guerra, Marte.

Andava sempre com seu arco, pronto para disparar o amor sobre o coração dos homens e dos deuses. Na mitologia teve um romance com a deusa da alma; a princesa Psiquê.

Cupido era, e ainda é representado como um menino alado que carregava um arco e um carcás com setas. Os ferimentos provocados pelas setas que atirava despertavam amor ou paixão em suas vítimas. Em outras vezes, era representado usando o mesmo vestido e a armadura de seu pai, Marte, talvez para assim sugerir paralelos irônicos entre a guerra e o romance, simbolizando, dessa forma, a invencibilidade do amor.

Embora muitas vezes visto como insensível e descuidado, Cupido era tido como benéfico em razão da felicidade que concedia aos casais mortais ou imortais.

Assim, sempre que nos apaixonamos é porque uma das setas de Cupido nos atingiu diretamente no coração!

Imagem: O Cupido, óleo sobre tela do francês William-Adolphe Bouguereau (1825-1905), atualmente pertence ao acervo do Musée d’Orsay (Paris).

Nenhum comentário:

Postar um comentário