terça-feira, 31 de julho de 2012




DESTINO DE VIAGEM: AMSTERDAM

Texto: Humberto Leal

A Holanda está situada na foz do rio Reno e é um país construído pelo homem, porém deve sua vida ao mar, pois grande parte de seu território um dia já foi submerso. O tradicional comércio marítimo foi a principal fonte de riqueza da nação, sobretudo no século XVII. A Holanda também é uma das nações mais liberais do mundo, com uma longa história de tolerância cultural, racial e sexual.
Nos últimos 2.000 anos, a geografia da Holanda mudou muito. Os mapas medievais mostram quase metade do território sob a água, mas, desde então, grande parte foi  tomada do mar. O litoral atual é mantido por um sistema de drenagem que utiliza diques e canais.
Com quase 16 milhões de habitantes, a Holanda é o terceiro país mais densamente populoso da Europa.
A cidade de Haia é a sede do governo holandês, mas Amsterdam é a capital nominal e o centro cultural do país. Na época de sua fundação, por volta de 1200, Amsterdam era apenas uma vila de pescadores na margem pantanosa da foz do rio Amstel. No século XVII era o principal porto comercial do norte da Europa e o centro de um imenso império. Com aproximadamente 800 mil habitantes, Amsterdam hoje é um lugar onde beleza e serenidade convivem com outra face um tanto degradante. Das boates decadentes do Bairro da Luz Vermelha à elegância das casas seiscentistas à beira  dos canais e à rica herança cultural de seus museus, a capital holandesa reúne muitas atrações.
Os principais lugares de interesse para os turistas e curiosos são: Amsterdams Historish Museum; Bairro da Luz Vermelha; Begijinhof; Casa de Ane Frank; Curva Dourada; Mercado de Flores; Joods Historisch Museum; Koninklijk Paleis; Rijksmuseum; Van Gogh Museum dentre outros.
As melhores linhas de bonde para os turistas são as de número 1, 2, 4, 5, 7, 14 e 16 que saem da Centraal Station e percorrem todas as principais atrações. Os ônibus 22 e 32 servem o Nemo e o Scheepvaartmuseum, aonde não se chega de bonde. Barcos para passeios pelos canais partem de Singelgracht para a Centraal Station, parando nos principais pontos de interesse.
Para os apreciadores de cerveja, uma visita ao Mundo Heineken é imperdível, pois lá se pode ver como é o funcionamento de uma fábrica de cerveja e o visitante poderá também sentir a Heineken Experiense, ou seja, saber como uma garrafa se sente desde o momento da fabricação da cerveja até o destino final. Super divertido e uma experiência fantástica...
Bon Voyage!

Fotos: Humberto Leal (acervo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário