quinta-feira, 29 de agosto de 2013












DESTINO DE VIAGEM: LIMONE, LAGO DE GARDA


Texto: Humberto Leal


O Lago de Garda, em italiano Lago di Garda, também chamado de Benaco, é o maior lago da Itália, formado pelo degelo dos seus Alpes. Localizado ao norte do País, está entre as regiões da Lombardia (província da Brescia), do Vêneto (província de Verona) e do Trentino-Alto Adige (província de Trento). Estende-se por uma área de cerca de 370 Km², a uma altitude de 65 metros acima do nível do mar.

A cidadezinha mais famosa do lago é Limone, com cerca de 1.034 habitantes. Possui bons restaurantes, cafés, sorveterias, pizzarias e uns poucos, mas excelentes, hotéis. O comércio é bem típico e diversificado, com inúmeras lojinhas de artesanato.

O charme da cidade é sua localização, entre as montanhas rochosas e as águas do lago, com suas casas com flores nas janelas e sacadas e  pequenas ruas e vielas onde só se anda a pé ou de bike.

Os limões, que deram o nome à cidade, são uma atração à parte. Em quase todas as fachadas das casas, acima do número de identificação, existe um pequeno limão de porcelana na parede. Estes frutos estão por todos os lados, pequenos, grandes ou gigantes, e simbolizam a hospitalidade e a prosperidade do local.

Para chegar a Limone, é preciso cruzar o lago em barcos, que saem do cais na margem oposta a todo instante, e a travessia dura, em média, 40 minutos.

Os casais mais românticos e em lua de mel podem desfrutar de lindos momentos nessa pequena cidade. Vale a estadia de pelo menos três dias para poder conhecer toda a região, desfrutar da gastronomia local e das lindas paisagens entre o lago e as montanhas que formam os Alpes italianos.


Crédito das Imagens: Acervo Pessoal (2013) / Humberto Leal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário