quinta-feira, 27 de outubro de 2016





CASAMENTO COM HONRAS MILITARES


Texto: Humberto Leal

O casamento com honras militares é exclusivo das Forças Armadas (Aeronáutica, Exército ou Marinha), da Polícia Militar Estadual e do Corpo de Bombeiros e cada um tem seu próprio regulamento para a respectiva solenidade.

A farda será padrão e todos os militares convidados para participar da Guarda de Honra deverão estar trajados com a mesma farda de gala, os demais militares convidados poderão estar usando o uniforme militar ou um terno comum, de acordo com a preferência pessoal.

As luvas serão obrigatórias para todos os militares que estiverem usando as espadas.

A Guarda de Honra deverá permanecer  do início ao fim da cerimônia, por isso é importante que o cerimonial providencie um local específico para todos os militares, inclusive com cadeiras para que todos possam estar cômodos durante o tempo que for necessário.

Oficiais convidados formarão a Guarda de Honra, que escoltará a noiva e seu pai em duas filas da entrada até o altar da celebração, aguardando em formação até o final da cerimônia.

Ao término, os militares formam duas filas abrindo espaço no corredor central para a saída dos noivos  e o oficial de maior patente comanda a formação do “Teto de Aço”, onde os militares cruzam as espadas, dando leves toques entre elas, aguardando a passagem dos noivos por baixo das mesmas.

Não existe um número exato para a formação da Guarda de Honra, tudo irá depender do tamanho da igreja ou do local que será realizada a cerimônia. O ideal é que tenha pelo menos 12 militares, de modo a formar duas filas com seis integrantes.

Na recepção, se o noivo ainda permanecer fardado e o espaço físico permitir, poderá ter um novo “Teto de Aço” da entrada do salão até o bolo, onde será feito o brinde.

Geralmente nas cerimônias militares de casamento, o lado dos noivos se inverte e a noiva fica do lado direito, pois dependendo da patente ou da corporação que pertence o noivo, o mesmo portará uma espada do lado esquerdo da cintura de acordo com sua posição militar.

Para casamentos de Soldado, Cabo, Terceiro Sargento, Segundo Sargento, Primeiro Sargento e Subtenente a Guarda de Honra não será formada por oficiais com espadas, mas com militares da mesma patente que farão o gesto de levantar o braço direito com o quepe.


A cerimônia com as honras militares é linda e é exclusiva de militares, não podendo ocorrer em cerimônia de casamentos de civis.


Referente às imagens: Nossos noivos, Maria Luiza Tremel de Faria & Davi Augusto Silveira dos Santos Lima, casaram dia 15/10/2016 na Capela do Colégio Bom Jesus Coração de Jesus, em Florianópolis/SC, com a Guarda de Honra da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina. Fotos de JV Kovacs e Cerimonial de Leal Ventura Cerimonial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário