terça-feira, 11 de abril de 2017




A IMAGEM DO CASAMENTO

Texto: Humberto Leal

As fotos e a filmagem, sem dúvida, são as lembranças que ficarão para sempre como recordação desta data tão especial. Então, dentre tantos bons profissionais, como escolher a melhor opção? Quem contratar?

Muitos dos profissionais, de ambas as áreas, oferecem pacotes com vários itens que poderão ser aceitos ou não. Conhecer o profissional e o serviço oferecido é essencial para a escolha.

Ter um orçamento total prévio de todo o custo do casamento é importante para não gastar mais do que se tem.

Além do profissionalismo e de obter o máximo de informações sobre quem vai ser contratado, também é importante ter uma empatia, um entrosamento entre profissional e cliente, afinal eles estarão todo o tempo, cerimônia e recepção, diante de vocês, e esta cumplicidade será fundamental para que se tenha boas imagens. Para Rômulo Rosa(*) “É bastante bacana termos acesso ao casal antes do evento, dessa forma as relações se estreitam e no grande dia tudo fica mais tranquilo. Quando temos a possibilidade de realizar o pré-wedding esse já serve de "quebra-gelo" entre o casal, a máquina e o profissional. Ali normalmente boas risadas acontecem e a descontração prevalece. Já no dia do casamento trabalhamos de forma jornalística, que consiste em ser discreto e eficiente. Deixamos o casal viver o seu casamento da forma mais normal possível, com poucas ou nenhuma intervenção nossa. É necessário o profissional ter consciência do nervosismo e ansiedade dos noivos, lidar com esse detalhe é fundamental para uma boa integração profissional X cliente. No nosso trabalho também costumamos gravar uma entrevista com o casal antes do evento, esta tem a função de trazer mais conteúdo ao filme e nos colocar mais íntimos e próximos dos casais. Neste momento é comum a emoção prevalecer e sempre conseguimos registrar dados importantíssimos para o filme.”

Geralmente os profissionais de foto e video trabalham em conjunto para que um não prejudique o trabalho do outro.

Hoje os equipamentos, em geral, são modernos, assim como os álbuns e os DVDs que serão entregues posteriormente.

Segundo a visão de Rômulo Rosa o filme de casamento atual “é um produto altamente sofisticado e moderno. Hoje temos acesso à técnicas e equipamentos que nos permitem literalmente produzir um filme. Pela capacidade de mesclar imagens em movimento, áudios e depoimentos. O material consiste no registro mais completo que o casal poderá ter do evento. A gama de detalhes e sutilezas registradas pelo filme é espetacular. Costumamos brincar que trabalhamos com a máquina do tempo, pois daqui há alguns anos é o filme que irá fazer o casal "voltar no tempo" e reviver o grande dia. O filme emociona, diverte e entretem o casal. O advento das mídias sociais trouxe ainda mais relevância ao filme, pois ali os casais podem postar o material produzido e mostrar para um maior número de amigos e parentes as alegrias e emoções do dia, tudo com uma linguagem elegante e moderna.”

Procure um profissional que tenha um estilo próximo ao seu. Que compreenda o que você espera do trabalho dele. Informe-se como será o atendimento “pré” e “pós” evento. Rômulo Rosa costuma dizer que os clientes “devem escolher uma pessoa bacana, e não apenas um técnico conceituado. É importante um bom papo, analisar a empatia entre as partes, os objetivos e estilos... É fundamental que haja uma conexão bem legal. O casamento é um evento cheio de ansiedade e possíveis imprevistos, portanto você tem que ter ao seu lado uma equipe que saiba "vestir a camisa"  e abraçar o evento. Ou seja, escolha uma pessoa receptiva, de ótima índole e capaz de fazer mais por você... De suma importância também é o entrosamento entre os profissionais de foto, filme e cerimonial, pois são esses que irão acompanhar o casal durante todo o dia do casamento (dos preparativos até o final da festa) , e por trabalharem muito próximo durante todo o evento eles precisam ser coesos entre si.

Também vale uma pesquisa de mercado com clientes passados do profissional em questão, pois o atendimento pós-evento também é dos mais importantes. Ver a qualidade final do material entregue, prazos, garantias e atendimento como um todo. Fotos e filmes modernos tem um investimento significativos por parte dos clientes, e estes precisam procurar um profissional que honre e respeite o valor dedicado ao produto.

Não se apegue apenas a qualidade do material (claro, essa é de suma importância) mas preocupe-se muito em conhecer ao máximo a pessoa que está por trás das lentes.”

Quanto mais informações você tiver, mais fácil será a tomada de decisão sobre quem contratar.

(*)Fonte: Para nos ajudar neste artigo consultamos o profissional de video Rômulo Rosa, Jornalista - 5282/SC, Membro do Inspiration Photographers, Produtor de filmes de casamento. Contatos: 48 3035-7614 / 48 99983-0708 / www.romulorosa.com.br / www.romulorosa.com.br/blog


Crédito da Imagem: Marcelo Schmoeller Fotografia de Casamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário