terça-feira, 5 de setembro de 2017



CORES: O que significa cada uma e como usar


Texto: Humberto Leal

As cores marcam intenções, tendências e sentimentos, e acabaram se transformando, por assim dizer, em um código nas celebrações ou festividades sociais, bem como  estão vinculadas a certas regras protocolares, muito embora essas tendências vão e voltam de acordo com a moda.

Em geral, as cores claras estão relacionadas com atos informais, enquanto os tons mais escuros vinculam-se aos atos mais sérios e formais.

As cores aqui abordadas nada mais são do que uma idéia de onde e como usá-las, embora o gosto pessoal e a moda atual, desde que usados com bom senso, permitem-nos muitas variantes.

O mais importante, ao escolhermos determinada cor para vestir, é saber que ela vai gerar uma imagem a nosso respeito, além de provocar sensações no ambiente em que vamos circular.

A título informativo, destacamos algumas ideias sobre determinadas cores e a ocasião mais propícia para usá-las.

PRETO:

É a cor típica para todo tipo de evento ou reuniões consideradas sérias e rigorosas. Homens e mulheres podem usar sem medo de errar. Específica para eventos noturnos.

AZUL:

É a cor da diplomacia. O tom marca prudência, distância e integridade. Por definição, podemos dizer que é a cor dos eventos políticos e diplomáticos, dada a sua teórica neutralidade cromática. É uma cor clássica que dificilmente sai de moda.

MARROM:

Pode ser usado em qualquer tipo de atividade social, ainda que, no caso de eventos oficiais ou de muito protocolo, o seu uso deva ser moderado.

VERMELHO:

Sem dúvida é uma cor de grande impacto visual, que não deixará despercebido quem estiver usando. É considerado um tom agressivo, por isso deverá ser usado com moderação em eventos oficiais.

VERDE:

Esta cor, em geral, transmite esperança e sossego. Os tons mais escuros desta cor são recomendados para cerimônias que requerem certo protocolo, certa formalidade.

AMARELO:

Esta cor, de certa forma, é mais feminina do que masculina. Transmite dinamismo e criatividade. Recomendada para recepções ao ar livre, na primavera ou verão, por ser mais descontraída. Ideal para eventos informais.

BRANCO:

Cor natural, limpa e pura. Nunca deve ser usada como cor única em uma vestimenta, a menos que a ocasião assim a exija, como em vestidos de noiva ou fardas militares oficiais, por exemplo. Deve ser combinada com outras cores se for usada em eventos formais.

O mais importante com relação à cor de uma roupa que estamos pretendendo usar é saber em que circunstâncias vamos nos apresentar, diante de quem e com que objetivo.


Usando o bom senso e tendo um espelho diante de nós, certamente teremos menos chance de errar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário