quarta-feira, 21 de março de 2012


DESTINO DE VIAGEM: VENEZA


Texto: Humberto Leal

Veneza é uma cidade que pertence à comuna italiana da região do Vêneto, província de Veneza, localizada no nordeste da Itália. Tem cerca de 271.000 habitantes e é conhecida pela sua história, canais no lugar de ruas, museus e monumentos.

A cidade foi formada num arquipélago da laguna de Veneza, no golfo de Veneza, noroeste do Mar Adriático. Tornou-se uma grande potência comercial a partir do século X, no qual sua frota já era uma das maiores da Europa. Foi uma das cidades mais importantes nesse período com uma história rica e complexa e um império de influência mundial comandado pelos doges, os líderes locais. Como cidade comercial, tinha várias feitorias e controlava várias rotas comerciais. Para alguns historiadores, como Fernand Braudel, Veneza foi a primeira capital econômica do Capitalismo.

A cidade foi classificada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Dos inúmeros monumentos e locais de interesse turístico, destacam-se a imponente Basílica de São Marcos, a Praça de São Marcos, a Ponte de Rialto sobre o Grande Canal e numerosas igrejas e museus. Um dos mais belos conjuntos arquitetônicos é formado pela “Piazza San Marco”, “Palazzo Ducale” e “Museo Correr”, bem no centro.

As principais casas internacionais de moda possuem filial em Veneza, como: Chanel, Louis Vuitton, Ermenegildo Zegna, dentre outros. A cidade também conta com uma variedade de bons restaurantes, bares e cafés. A vida noturna é agitada, não como em outros grandes centros europeus, mas a diversão é garantida com o Hard Rock Cafe VENICE.

Veneza é, ainda, famosa pelo seu Festival de Cinema, pela Bienal das Artes, fabricação dos vidros e cristais de Murano, pelo Carnaval de Veneza, pelos Cassinos e, também, pelos românticos passeios de gôndola, principal meio de locomoção da cidade, levando muitos casais a passarem suas luas de mel.

Pensando qual o destino para uma viagem super romântica? Veneza, sem dúvida...

Crédito das Imagens: Humberto Leal (acervo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário