segunda-feira, 12 de março de 2012

SOGRA: UMA MISSÃO NADA FÁCIL

Texto: Humberto Leal

O relacionamento entre sogra e nora nem sempre é cordial, mas será de uma provável convivência duradoura. O mais sábio é a nora procurar abrir um canal de comunicação com a mãe do noivo, e que a sogra entenda que essa pessoa foi a escolhida do filho para ser a mãe de seus netos.
A nora inteligente irá transformar a sogra em uma segunda mãe e não em uma rival. O carinho, respeito e admiração dedicados à mãe deverão ser também dedicados à sogra, de forma a manter o bom relacionamento familiar, evidentemente usando o bom senso e deixando claro até onde se permite intervenções.
No dia do casamento, em especial, todas terão destaque: noiva, mãe e sogra, cada qual na sua posição e respeitando a outra. Mães que ultrapassam a tênue linha entre os sonhos dela e os desejos dos filhos devem tomar cuidados especiais para não criar situações constrangedoras, afinal o dia é dos noivos e somente eles devem brilhar.
Conselhos e ajudas serão sempre bem-vindos, desde que não sejam cobrados com atitudes futuras.
Para a sogra, a sua missão também é delicada. Ver outra pessoa levando seu filho embora, retirando-o da proteção de suas asas é difícil. Ver, muitas vezes, os filhos tomando atitudes contrárias as suas não é fácil. Saber medir até onde é possível chegar é o mais difícil nesta relação, muitas vezes incompreendida por ambos os lados.
Com amor, carinho e compreensão de todos certamente as adversidades da vida não se tornarão um fardo tão pesado assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário