terça-feira, 11 de junho de 2013



DICAS BÁSICAS PARA UMA REUNIÃO DE SUCESSO


Pesquisa: Humberto Leal


Lendo um artigo da jornalista Célia Ribeiro*, encontrei estas dicas que, se usadas com bom senso, certamente irão contribuir para o sucesso da festa ou reunião!

·      O convite de uma festa de aniversário, mesmo íntima, deve ser feito, no mínimo, com cinco dias de antecedência, para as pessoas se agendarem. Peça desculpas e alegue resolução de última hora quando convidar na véspera.

·          Ao organizar o cardápio, convém não testar pratos novos com os convidados. Também os produtos de fornecedores ou a receita de um prato devem ser experimentados antes, mesmo que seja contratado um chef.

·       Dar as ordens aos empregados, com antecedência, e deixar por escrito a sequência do serviço, destacando quem deve ser servido primeiro.

·         Não convide para sua casa mais gente do que possa acolher confortavelmente e providencie uma climatização interna amena, tanto na estação fria como no alto verão.

·         Se lâmpadas muito fortes esfriam um ambiente, o uso aconchegante de velas distribuídas pela sala como lamparinas precisa ser dosado com a luz artificial para não ficar muito escuro. Lembre que a luz favorece a comunicação entre as pessoas.

·     O som ambiental de acordo com o gosto e a faixa etária do grupo contribui para o bem estar. À medida que a conversa se generaliza, o som da música vai baixando.

·         O anfitrião providencia que as bebidas e os copos estejam no bar ou sobre um móvel na sala, incluindo saca-rolhas e balde com gelo. É deselegante abrir com frequência armários à vista dos convidados para tirar utensílios de uso imediato.

·        Os anfitriões estarão prontos, meia hora antes, para revisar os preparativos e aguardar calmamente os convidados.



Fonte de Pesquisa: *RIBEIRO, Célia. Etiqueta do século XXI. 3 ed. Porto Alegre: L&PM, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário