quinta-feira, 21 de agosto de 2014



AGENDA: PLANEJANDO COM ANTECEDÊNCIA O CASAMENTO

Texto: Humberto Leal



Quando começamos a planejar um casamento, vários fatores devem ser observados, tais como: prazo, datas, fornecedores e, o principal, o orçamento disponível. Antes de qualquer decisão, é importante verificar o quanto se tem para gastar e como será gasto esse dinheiro.  Depois de tomada a decisão de casar, tudo vai girar em torno do seu casamento e de quanto esse sonho vai custar aos bolsos dos pais e seus.

Sempre que falamos em dinheiro, geralmente ficamos constrangidos ou com receio, por isso é fundamental um diálogo franco e aberto entre pais e noivos, e de quem vai “bancar” o quê, para que ninguém seja surpreendido, no meio do caminho, e não saiba o que fazer.

Nunca conte com um dinheiro que não está em suas mãos, ele poderá não chegar, e quem irá pagar as dívidas já feitas?  É bem melhor estipular um valor máximo, dentro de suas condições, e, a partir daí, procurar os melhores preços que se encaixem no seu orçamento.

Hoje, pela praticidade da vida moderna, não existe uma regra sobre quem deverá pagar que tipo de despesa, mas, se a família quiser colaborar com algum tipo de contribuição, não existe problema em arcar com os gastos maiores quem estiver em melhor condição financeira.

Não tenham receio de pedir alternativas mais baratas, afinal o profissional a ser contratado é quem deverá moldar-se ao seu orçamento e não o contrário, pois só vocês, noivos, sabem o quanto dispõem para gastar.  O fato de estar diminuindo valores não significa, necessariamente, que se está perdendo qualidade.  O mercado de casamentos, hoje, é muito competitivo e por isso existem vários profissionais com o mesmo grau de qualidade, porém com valores diferenciados.

Estipulado o valor orçamentário, é hora de começar a escolher o templo religioso e o local da festa para que, além de conciliar com a data desejada, também possam acomodar confortavelmente todos os convidados. Feito isso, o melhor seria contratar um profissional de cerimonial para poder lhe assessorar em tudo o que ainda virá pela frente.

Fotógrafo, cinegrafista e músicos para a cerimônia e para a festa deverão ser os primeiros contatos, seguidos da escolha da decoração e do buffet a ser contratado. Bolo, docinhos e lembrancinhas podem ficar para uns oito meses antes do casamento. Com seis meses de antecedência, é hora de providenciar o tão sonhado vestido e o traje do noivo.

Com trinta dias de antecedência, todos os convidados já deverão estar informados, por meio de convite impresso, sobre o dia, a hora e o local das bodas.  Os padrinhos já podem ser convidados assim que for marcada a data; depois, com o convite, será formalizado o pedido para testemunharem o ato religioso ou o ato civil, conforme o caso.

Não se esqueça de marcar um salão de beleza de sua confiança para a preparação do grande dia. Alguns oferecem, até mesmo, o dia da noiva, com massagens relaxantes e outros mimos para o deleite da nubente.

O carro que irá conduzir a noiva e seu pai até a igreja e depois os noivos para o local da recepção, bem como quem irá dirigi-lo, não poderá passar despercebido, para não causar transtornos a amigos ou familiares no dia.

Num primeiro momento, pode parecer algo estressante e cheio de detalhes que parecem não ter fim, mas, com o decorrer do tempo e dos preparativos, tudo vai-se organizando de maneira a ficar na lembrança, depois que tudo passar, o tão esperado dia.

Não tenham medo de ousar, de inovar, de procurar fazer com que cada detalhe possa ser lembrado por todos que estiverem compartilhando desse momento tão especial da vida de vocês.


Existem ocasiões que são únicas e, por isso, devem ser bem planejadas e executadas para que possam trazer doces lembranças. Não existe um prazo determinado para quanto tempo antes começar os preparativos, mas, com bom senso e organização com 18 meses de antecedência é o suficiente para todas as contratações, até porque alguns profissionais só abrem a agenda com apenas um ano da data do evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário